Logomarca

Alimentos ideais para atletas

Será que existe uma lista de alimentos ideais para atletas? A resposta é que existe sim! E essa lista de alimentos é muito fácil de encontrar. Podendo fazer parte da sua rotina alimentar, até mesmo se você não é atleta! A alimentação de um atleta requer bons nutrientes.

Assim como a alimentação de qualquer pessoa que busca saúde e qualidade de vida. Por isso mesmo, continue lendo para conhecer os alimentos ideais para atletas.

Alimentação ideal para atleta inclui comida natural

Quem começou a praticar uma atividade física deve buscar uma alimentação natural. Isso significa, excluir da sua rotina alimentos industrializados e preferir aqueles que estão disponíveis na feira.

Consumir frutas, legumes, verduras, iogurte natural, mel e boas proteínas, por exemplo, são aspectos importantes para garantir uma nutrição variada e de qualidade.

Os alimentos industrializados como refrigerantes, pizzas congeladas, doces, frituras e produtos prontos e congeladas não são benéficos para a saúde. Além disso, esses produtos tendem a causar inflamações no corpo, desregular a sua saúde e servirem somente para saciar a fome por pouco tempo.

Uma vez que, são produtos pobres em nutrientes e consequentemente, isso acaba desencadeando fome poucas horas após ter ingerido uma refeição industrializada.

DICAS DE ALIMENTAÇÃO PARA ATLETAS

Se você está começando a praticar uma atividade física e deseja melhorar a sua alimentação, nós temos algumas dicas!

1. Carboidratos são fonte de energia

Toda pessoa que se exercita precisa de bastante energia para manter o vigor durante os treinos. Por isso mesmo, aposte nos carboidratos de boa qualidade.

É preciso perceber que, um pão integral apresenta melhor qualidade que o pão branco. Assim como as raízes (aipim, batata doce, inhame, beterraba, cenoura) são boas fontes de carboidratos.

Esses alimentos, são totalmente naturais e benéficos para a sua saúde. Podendo ser consumido ao longo do dia, especialmente antes de seu treino.

Para que o corpo tenha todo o aporte de energia do qual necessita para que seu treino seja o melhor possível.

O ideal é que, a alimentação antes de seu treino conte com fontes de carboidratos. Os bons carboidratos liberam energia aos poucos para seu corpo. Garantindo energia ao longo de todo o treino.

2. Gordura também é importante

A sociedade por muitos anos fez questão de demonizar a gordura, no entanto, o corpo precisa de boas fontes de gordura para ter saciedade.

Ingerir óleo de coco, nozes, castanhas, abacate e outras fontes de boas gorduras naturais é importante.

As gorduras auxiliam o corpo a manter os níveis saudáveis de hormônios. Além disso, fazem parte da sua alimentação para garantir a saciedade.

No entanto, óleos vegetais como o de soja e milho devem ser evitados em sua rotina. Afinal, eles não são interessantes para sua saúde.

3. Proteína para o reparo muscular

A proteína desempenha papel fundamental no reparo dos seus músculos. Por isso mesmo, ela deve ser consumida ao longo do dia.

Garantindo que, enquanto seus músculos se recuperam de seu último treino, haverá proteína suficiente para mantê-los saudáveis e fortes. As boas fontes de proteínas são:

  • Carnes magras como patinho e peito de frango;
  • Ovos;
  • Iogurte, leite, queijo cottage;
  • Legumes.

É importante inserir esses alimentos em sua rotina. Eles são saborosos e te ajudam a ter um corpo saudável e capaz de alcançar seus objetivos com os treinos constantes.

ALIMENTAÇÃO PARA ATLETAS É MAIS CARA?

Não necessariamente! Como já dissemos anteriormente, o ideal é trocar os alimentos industrializados pelos mais naturais. Dessa forma, seu corpo terá a saúde muito beneficiada. Garantindo mais disposição e vitalidade para seus treinos.

O ideal é que, você busque esses alimentos naturais nas feiras livres ou em dias de promoção no supermercado. Desta maneira é possível fazer uma compra semanal de alimentos naturais sem gastar muito. Os alimentos frescos são produzidos em larga escala no país.

Por isso mesmo, costumam ter preço bastante acessível. Ovos, por exemplo, são muito nutritivos e versáteis.

Você pode comer ovo frito em um fio de azeite, cozido, omelete, crepioca e uma variedade de preparos com ovos. Que podem ser consumidos em todas as refeições de seu dia. No café da manhã, um ovo com um pão integral é de dar água na boca. No lanche, uma omelete com legumes picados é sensacional.

Existem muitas opções de preparos saudáveis e que cabem em qualquer orçamento. O mais importante é comer de forma variada e nutritiva.

Prefira sempre a comida básica do brasileiro

A alimentação básica do brasileiro é naturalmente muito rica e variada. Um prato simples e fácil de encontrar em todo restaurante é arroz, feijão, bife e salada. Esta combinação é nutritiva, saudável e pode ser repetida por alguns dias sem enjoar.

Mudar o feijão preto para o marrom, variar o tipo da salada e o tipo da proteína, são maneiras interessantes de mudar o sabor.

Por ser fácil de encontrar, essa é uma opção viável para quem não sabe cozinhar e precisa de uma refeição acessível.

Todo restaurante que serve prato executivo ou prato feito oferece esse tipo de combinação. Que é saudável, versátil e saboroso. Só não vale trocar a salada pela batata frita todos os dias. Dessa forma, você diminuirá o aporte nutricional de seu prato.

AGENDE SUA CONSULTA


O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.